O professor retomou a última aula, e, de imediato, passou a introduzir uma noção, retirada do livro "O Conde de Monte Cristo" (Alexandre Dumas (1802-1870)), do diálogo entre dois dos importantes personagens da obra, a saber:
DIÁLOGO:
Abbe Faria: "Em troca da sua ajuda, eu ofereço algo muito valioso."
Edmond: "Minha liberdade?"
Abbe Faria: "A liberdade pode nos ser tirada, como você bem sabe. Eu te ofereço meu conhecimento.”
PERSONAGENS:
- Abade Faria : padre italiano.
Condenado em 1811 para crimes com implicações políticas, ele encontra
Edmond Dantès no Castelo de If, onde os dois estão detidos. Culto,
científico, poliglota e considerado como louco pelos guardas. Ele fez
amizade com Edmond Dantès com quem ele elabore um plano de evasão. Antes
de morrer de um acidente vascular cerebral, ele revela a localização do
seu tesouro na ilha de Montecristo que permita a Edmond Dantès de
financiar a sua vingança. O personagem é inspirado em José Custódio de
Faria.
- Edmond Dantès:
Filho de Louis Dantès e namorado de Mercédès Herrera. No início, Edmond
Dantès é imediato a bordo do navio o "Faraó” e futuro capitão do mesmo.
Ele é denunciado por “seus” amigos Fernand Mondego e Danglars como
espião bonapartista. Edmond é preso e encontra-se detido no Castelo de
If (prisão situada ao largo da costa de Marselha), ele é mantido preso
por Villefort durante o Governo dos Cem Dias. Após a sua fuga, ficou
preso durante 14 anos da sua vida, e para esclarecer a verdade e que
nenhum crime fique sem castigo, Edmond Dantès utilize vários disfarces e
realiza com paciência os seus planos de vingança desde da Itália e
depois em França.
Emerge do diálogo entre os personagens acima, a noção de que TUDO pode ser tirado de uma pessoa, até mesmo a sua liberdade, tudo mesmo... Mas, há uma coisa que não lhe pode ser tirada...: o conhecimento...
Feita
a explanação acima, o professor solicitou que, com
base no que foi estudado, os estudantes interpretassem, com as
suas palavras, as seguintes frases do sociólogo catarinense, Pedro Demo:
"Educar é mais que o mero instruir"
e
"Estudar [ou pesquisar] é modo de vida"
A
tarefa acima ficou de "tema de casa" e será cobrada na próxima aula, ocasião na qual o professor
solicitará que os estudantes leiam as suas produções textuais.
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