Aula expositiva dialogada sobre as esferas do planeta Terra, a saber:
Litosfera: do grego antigo λίϑος , lithos ("pedra") + σφαῖρα, sphaira ("esfera"), é a camada de rochas da Terra. Pode ser dividida em placas, mais especificamente, as Placas Continentais e Placas Oceânicas; as primeiras têm espessura mais grossa, entre, aproximadamente, 250km e 350km; as segundas, mais finas, podem variar entre, aproximadamente, 10km e 70km.
|
Aspecto artístico computacional de como seria a Terra sem atmosfera, hidrosfera e biosfera, ou seja, somente a litosfera é apresentada nesta ilustração. Fonte: ADAMS, Mark. If Earth had no atmosphere, would its landmass (the continents, for example) look the same, but without life? (Se a Terra não tivesse atmosfera, sua massa terrestre (os continentes, por exemplo) pareceria a mesma, mas sem vida?). In: Quora. Disponível em: <https://qr.ae/pynMDs>. Acesso em 16 de mai., 2023 |
Atmosfera: do grego antigo ατμός , atmós ("vapor") + σφαῖρα, sphaira ("esfera"), é a camada de gases da Terra. Gases, dentre os quais, o oxigênio, é o mais importante à vida humana.
|
Aspecto da atmosfera o fino envelope de gases que envolve a Terra! |
Hidrosfera: do grego antigo ὕδωρ , húdōr ("hidro", "água") + σφαῖρα, sphaira ("esfera"), é a camada de águas da Terra: mares, oceanos, lagos, arroios, rios, geleiras, aquíferos, enfim, todos os tipos de corpos d'água presentes na Terra.
Biosfera: do grego antigo βίος , bíos ("vida") + σφαῖρα, sphaira ("esfera"), é a camada de vida do planeta Terra, todos os seres vivos.
Para concluir, o professor propôs uma reflexão, a saber: qual das esferas contém as demais? Quais estão contidas?
Após alguns momentos, também baseados nas aulas passadas, e nas explicações da presente aula, os alunos chegaram a entendimentos muito próximos do seguinte:
A (i) litosfera contém todas as outras esferas, sendo a maior delas; (ii) a atmosfera é a segunda maior, é contida pela litosfera; a (iii) hidrosfera é a terceira esfera em tamanho, sendo contida, também; a (iv) biosfera é a menor de todas elas, sendo contida por todas as demais, não podendo existir na ausência de qualquer uma das outras.
|
Infográfico que representa que o surgimento da Biosfera se dá se e somente se houver Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera. Ao faltar uma destas últimas, não pode ocorrer Biosfera. |
|
Imagem computadorizada criada por PHARAND-DESCHÊNES, Félix, com base na ilustração de NIEMAN, Adam. Fonte: Earth Compared to All of Its Water and Air. Earthly Mission Crew: Disponível em: <https://earthlymission.com/earth-compared-to-all-of-its-water-and-air/>. Acesso em 23 de mai., 2023. |
Para recompor alguns dos aprendizados objetivados nesta aula, aconselha-se a leitura do texto abaixo, retirado de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 91-93":
SUPERFÍCIE TERRESTRE
Os seres humanos ocupam apenas uma parte da Terra: a superfície, pois o centro do planeta, as altas camadas atmosféricas e o fundo do mar não lhes oferecem condições de vida adequadas.
Pode-se dizer, então, que o espaço geográfico compreende toda a superfície terrestre, pois esse é o espaço que os seres humanos ocupam e modificam continuamente.
Exemplos de alteração feita pelos seres humanos na superfície terrestre são edifícios, estradas, pontes, túneis e campos de cultivo. Na verdade, a humanidade sempre alterou o meio ambiente, principalmente após o controle do fogo, há mais de 100 mil anos, e depois, com a Revolução Neolítica, há cerca de 12 mil anos, quando os seres humanos deixaram de ser apenas caçadores e coletores de frutos nas matas e passaram a praticar a agricultura. Mais recentemente, com a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII o trabalho humano sobre a natureza passou a se expandir continuamente, com o advento de novas máquinas, de tratores e escavadeiras, o uso de explosivos para abrir caminhos nas montanhas, etc.
A superfície terrestre corresponde a uma camada de mais ou menos 25 quilômetros de espessura, na qual as esferas do planeta se inter-relacionam, Foi nela que a vida se desenvolveu e ainda se desenvolve, Vamos entender o que é cada uma dessas esferas ou partes do sistema terrestre.
|
A agricultura é um exemplo de atividade humana que transforma o espaço geográfico. A imagem mostra um relevo que provavelmente foi aplainado para o cultivo e substituiu a vegetação original. A modificação tem aspectos positivos (о aumento da produção de alimentos) e negativos (os desmatamentos e a perda de biodiversidade). Colheita de soja em Londrina (PR), em 2018.
|
|
A imagem mostra o município de Sorocaba (SP) em 2018. Nas cidades, as transformações das paisagens podem ser observadas pela criação de um espaço artificial, humanizado, com o asfaltamento das vias, a construção de edifícios, casas, avenidas, e a intensa circulação de pessoas, sobretudo devido ao uso de veículos automotores. |
Litosfera
A litosfera, ou crosta terrestre, é a porção sólida da Terra. É constituída de rochas e minerais e compõe todos os continentes, as ilhas e o assoalho dos mares e oceanos.
Os continentes e as ilhas, que constituem as terras emersas, são as partes da litosfera ocupadas pelos seres humanos. A superfície terrestre, contudo, não abrange toda a litosfera. Ela chega, no máximo, a 12 quilômetros de profundidade. Em diferentes profundidades dessa camada, encontram-se as riquezas do subsolo, como os minérios e os recursos energéticos, e também as diversas formas de vida existentes no planeta.
Hidrosfera
A hidrosfera é o conjunto das águas da superfície terrestre: os mares, os oceanos, os rios, os lagos, a água subterrânea, as geleiras e a água presente na atmosfera. A porção da hidrosfera com a qual o ser humano mais interage é a que se aprofunda até cerca de um quilômetro. Dessa faixa, ele extrai água, alimentos —
como peixes, algas, crustáceos — e recursos minerais e energéticos. Já no assoalho dos mares e oceanos, onde se encontram jazidas de petróleo, por exemplo, a profundidade pode chegar a 12 quilômetros.
A enorme parte liquida — os mares e oceanos, que ocupam cerca de 71% dos 510 milhões de km² da superfície terrestre — também é aproveitada pelos seres humanos de diversas formas, especialmente para o transporte: mais de 90% do comércio internacional é realizado por meio de navios. Alem do transporte de pessoas e mercarias feito na superfície dos mares e rios, são construídas barragens e usinas para a geração de energia elétrica, as hidrelétricas.
Infelizmente, a hidrosfera é muito afetada por resíduos líquidos e sólidos (lixo e esgotos diversos), o que contamina as águas e prejudica a vida dos seres aquáticos.
|
A hidrelétrica de Mauá, no Paraná, foi construída no rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telémaco Borba e Ortigueira. Ela utiliza a força águas do rio para gerar energia elétrica e abastecer cerca de 1 milhão de pessoas. Observe na imagem a presença da hidrosfera (o rio), mas também das demais esferas que compõem o planeta: litosfera, biosfera e atmosfera (que não pode ser vista, mas que está presente. Foto de 2015. |
Atmosfera
A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. E constituída principalmente de oxigênio e nitrogênio, além de outros gases, e de água. A atmosfera tem pouco mais de 800 quilômetros de espessura e divide-se em diversas camadas, de acordo com a predominância de gases que compõem cada uma delas. O ar que respiramos se concentra na parte que fica mais próxima da superfície terrestre, a uma altura de no máximo 12 quilômetros. E nessa parte que ocorrem os fenômenos meteorológicos, como as chuvas, as nuvens, os ventos, e é onde circula a maioria dos avides.
Biosfera
A biosfera surge na intersecção das demais esferas: litosfera, hidrosfera e atmosfera. E a parte da superfície terrestre onde se encontram todos os seres vivos, como animais, vegetais e microrganismos, matéria orgânica, além de elementos inorgânicos, que permitem ou sustentam a existência da vida no planeta, como o solo, o ar, a água, a radiação solar, etc. Ao estudar mais sobre os solos no próximo capitulo, você observará um exemplo da importante inter-relação entre matéria orgânica e elementos inorgânicos para o desenvolvimento da vida no planeta Terra.
(Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 91-93. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso em: 16 de mai., 2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário