sexta-feira, 19 de agosto de 2022

LIMITES ENTRE PLACAS E ROCHAS E MINERAIS!

Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os limites entre placas restantes, além do chamado de subducção, visto na última aula.

Foram vistos os seguintes limites:

Limite Transformante: o limite, por assim dizer, de raspagem entre placas, onde elas, ao se rasparem uma na outra, produzem uma fenda na região de contato.

Ex.: o melhor exemplo deste tipo de limite entre placas ainda é o da Falha de Santo André (Falha de San Andreas (San Andreas Fault)), nos EUA, Estado da Califórnia, cuja capital é Sacramento. A famosa falha se estende muito além dos limites da 4ª cidade mais populosa dos Estado Unidos, São Francisco, por, aproximadamente, 1.290 km de comprimento, cortando praticamente toda a vasta área litorânea da Califórnia (ver mapa, abaixo):

Mapa-múndi com destaque para o EUA (sem as ilhas do Havaí e o Estado do Alasca) e seu Estado da Califórnia.
Fonte: O Autor.


Mapa com a linha (vermelha) que representa a extensão da Falha de Santo André.
Fonte: 
Grande Falha de San Andreas dá sinais de catástrofe iminente. Jornal de Ciência. Portal R7: Brasília, 2022: Disponível em: <https://www.jornalciencia.com/grande-falha-de-san-andreas-da-sinais-de-catastrofe-iminente/>. Acesso em: 19 de ago., 2022.


No caso da Falha de San Andreas, o que acontece é o choque entre a Placa do Pacífico (que é uma Placa Oceânica) e a Placa Norte Americana (que é uma Placa Continental). Tais placas chocam-se, raspando uma na outra, perfazendo uma enorme fenda (ver ilustração, abaixo):


Aspecto da fenda deixada pelo Limite Transformante entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte Americana: a Falha de Santo André.
O que é a temida falha de San Andreas e por que ela preocupa tanto a Califórnia. Internacional. BBC Portugues: Lisboa, 2019: Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48894615>. Acesso em 19 de ago., 2022.

Tendo esgotado as considerações acima, o professor passou a explicar o Limite Divergente, a saber: limite no qual duas Placa Tectônicas se afastam.

Ex.: o melhor exemplo deste tipo de limite ainda é o da Dorsal Meso-Oceânica, também chamada pela literatura especializada de Cordilheira Meso-Oceânica ou Mesoatlântica

Esta verdadeira cadeia de montanhas submersas, no centro do Oceano Atlântico é formada pelo Limite Divergente (afastamento) que há desde o norte até o sul do Oceano Atlântico (vide ilustração, abaixo):

Aspecto da Dorsal Mesoatlântica (linha avermelhada) que corta, de norte a sul, o Oceano Atlântico
Fonte: DORSAL MESOATLÂNTICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dorsal_Mesoatl%C3%A2ntica&oldid=60358276>. Acesso em: 1 fev. 2021.


Infográfico que apresenta, ao centro, a Dorsal Meso-Oceânicaou Meso-Atlântica.
Dorsais oceânicas, o que são? Processo de formação e características. Conhecimento Científico. Grupo Bolha: Goiânia, 2022. Fonte: Disponível em: <https://conhecimentocientifico.com/dorsais-oceanicas/>. Acesso em: 19 de ago., 2022.




Concluso o assunto "Limites entre Placas", o professor passou à, junto com os alunos, ler no livro didático, capítulo 6, a respeito das Rochas e Minerais. À medida em que lia, o professor explicava, retirava dúvidas e aprofundava. 

O material pode ser revisitado, ::: AQUI :::!

Elementos que foram vistos e merecem destaque:

→ agregados de elementos químicos formam minerais;
minerais, agregados, por sua vez, formam rochas.
→ a grandessíssima maioria dos minerais estão, quando em condições normais de temperatura e pressão, sob a forma sólida, tirante a água e o mercúrio.
→ quando um mineral tem grande valor econômico, recebe, juntamente com outros recursos naturais encontrados na Crosta terrestre, o nome de minério
Mas, atenção, então, porque "nem todo mineral é minérios, bem como, nem todo o minério é mineral.
Ex.: Minérios que são minerais: diamante, esmeralda, ametista, água-marinha, topázio imperial e turmalina Paraíba.
Minérios que não são minerais, que são, na verdade, metais: alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro. 
Obs.: dentre os metais acima, o único que é ferroso é o próprio ferro, os demais, são considerados, por óbvio, "metais não ferrosos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

20ª AULA: ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, os estudantes estudaram em preparação para a Avaliação sem Consulta , que ocorrerá no dia 04 do mês vindouro. Fizeram isso utili...