O professor retomou a aula anterior, sobre O Universo.
Em seguida, prosseguiu com aula expositiva dialogada sobre a Teoria do Big Bang.
O professor explicou que uma teoria deve envolver o Método Científico, a saber:
→ a observação de um fato na Natureza: no caso desta aula: observar o próprio Universo
→ a formulação de um problema: no caso desta aula: como o Universo foi formado? (note-se que o tal do problema é sempre uma pergunta - termina com ponto de interrogação)
→ a formulação de hipóteses (que são possíveis respostas/ explicações): no caso da aula de hoje: o Universo deve ter tido uma Origem...
→ a busca por evidências: no caso da aula de hoje: buscar, através da observação, e até mesmo de experimentações, provas ou indícios de que a teoria está correta
Feito isso, depois de ter escrito no quadro sobre George Lemaître (1894-1966), o, por assim dizer, pai da Teoria do Big Bang, o professor explicou sobre as noções de Átomo Primordial (ou Ovo Cósmico) e Singularidade, bem como, sobre e as duas principais evidências que corroboraram a referida teoria.
Aspecto de como ficou o Quadro Magnético da aula! |
Para que os alunos possam recompor os conhecimentos trabalhados, bem como, estudar mais e aprofundar o que foi visto, aconselha-se os documentários, abaixo:
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