O desenho ficou mais ou menos assim, agora melhorado por editor de imagem:
Infográfico que representa a lógica do processo de redução que acontece para fazer a realidade, o terreno, caber na representação, no mapa, bem como, a forma correta de ler a escala numérica, e o nome de cada um de seus elementos (numerador ("1"), o símbolo de divisão (razão (":")) e denominador ("50.000").
Fonte: O Autor.
Uma vez explicada o ilustração, o professor colocou no quadro o conceito de escala, a saber:
A relação de proporção entre o terreno e o mapa.
Feito isso, o professor explicou como cada um dos elementos da escala numérica está relacionado à, por assim dizer, tripartite mapa, proporção e terreno, respectivamente; o numerador, relaciona-se ao mapa; o símbolo de divisão (razão), à relação que é feita; o denominador, ao terreno.
Avançando nas explicações, através de exemplo, escritos no quadro, também foi mostrado que, quando maior for o denominador de uma escala numérica, menor será a representação (mapa) resultante dela, e, quanto menor for ele, maior será a representação, ou ainda, mais próxima do real/ terreno.
Para exemplificar isso e fixar, o professor desenhou no quadro um exemplo muitíssimo similar ao da ilustração abaixo, onde se perguntava qual seria a associação correta entre os mapas do Brasil, "I"," II" e "III", e as escalas, "A", "B" e "C":
Exercício passado, no quadro magnético, para os alunos.
A grandessíssima maioria da turma acertou a alternativa correta, que é: I → 1:170.00.000, II → 1:160.000.000 e III → 1:20.000.000.
Ou seja, concluiu-se que, nas escalas, há uma relação inversamente proporcional.
Com isso, teve término a aula.
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