Aula expositiva dialogada para aprofundar e concluir a Estrutura Interna da Terra.
Para que os alunos entendessem que a Terra é um planeta rochoso, com camadas concêntricas, o professor comparou-o, grosso modo, à um ovo de frango; a casca, correspondendo à crosta; a membrana, correspondendo à astenosfera; a clara, correspondendo ao manto; por fim, a gema, correspondendo ao núcleo.
Em seguida, o professor passou a explicar que são os movimentos internos do planeta, do núcleo deste, que promovem a força eletromagnética terrestre.
Assim, o núcleo foi descrito como um paradoxo metálico, algo que está em estado sólido, apesar de que, se a sua compressão fosse aliviada, revelar-se-ia em estado líquido.
Colocado isso, o professor passou a explicar que os elementos mais leves estão na superfície planetária (SIMA e SIAL); os mais pesados (NIFE), nas profundezas.
Neste momento, também, o professor explicou o que é peso, massa e densidade, diferenciando cada um destes conceitos científicos.
Para deixar tudo bem claro, o professor promoveu o experimento onde a fricção de uma caneta plástica nos cabelos de um dos alunos atrai picotes de papel. Feito isso, o professor solicitou que os alunos imaginassem tanto maior seria esta "força" quanto maior a fricção, ou seja, o raspar de um núcleo ferroso de 3.490 Km, aproximadamente, com o manto pastoso nas profundezas planetárias.
O professor deixou um tema de casa, a saber:
1) O que promove a força gravitacional da Terra, afinal?
2) Por que os elementos mais pesados estão nas profundezas da Terra, enquanto os mais leves estão superfície?
Para ir além, ler:
- A Estrutura Interna da Terra
- A Gravidade: a força eletromagnética da Terra
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