sexta-feira, 25 de novembro de 2022

PROBLEMAS DE CÁLCULO DE ESCALAS!

O professor retomou a aula passada, e, de imediato, passou a explicar o cálculo de escalas de uma forma diferente, usando a estratégia mnemônica que pode ser caracterizada pelo esquema abaixo:

A já bastante conhecida pirâmide "Deus É demais", estratégia mnemônica para lembrar o cálculo de escalas.

Em seguida, o professor corrigiu os problemas que haviam sido dados para serem feitos em casa. Vide abaixo o aspecto do quadro:

Aspecto do quadro, com as correções do "tema de casa".



Feito isso, o professor deu mais seis problemas, também para serem feitos em casa, o que pode ser visto, desde a fotografia, abaixo:

Problemas de cálculo de escalas passadas como "tema de casa" pelo professor.

Para ir além...: quem ficou intrigado com o problema 6 ("seis"):

Aspecto da nascente do Rio Ailã, que nasce no  monte Caburaí, (1.465m, na Serra do Caburaí (município roraimense de Uiramutã)), extremo norte (setentrional) do Brasil - limite natural entre o Brasil e a República Cooperativa da Guiana.
Fonte: "Rio Ailã é destaque como uma das 5 atrações turísticas do país: Ailã é um ponto que está sendo muito visitado principalmente por turistas internacionais que querem conhecer o extremo Norte do Brasil". Cidades. Folha BV. Folha Web: Boa Viagem, 2015. Disponível em: <https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Rio-Aila-e-destaque-como-uma-das-5-atracoes-turisticas-do-pais/6110>. Acesso em 25 de nov., 2022. 

Aspecto do Arroio Chuí, limite natural entre o Brasil e a República Oriental do Uruguai.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

CÁLCULO DE ESCALAS!

Aula expositiva dialogada sobre o Cálculo de Escalas.

O professor, desde um desenho, no quadro magnético, procurou fazer com que os alunos entendessem e desenvolvessem o pensamento de, por assim dizer, "trazer a representação (mapa (centímetro (cm))) de volta à realidade (terreno (quilômetro (km)))", processo que nada mais é do que uma multiplicação, bem como, o processo inverso, qual seja, o de "trazer a realidade (terreno (quilômetro (km))) ao papel, à representação (mapa (centímetro (cm))), processo que nada mais é do que uma divisão.

O aspecto do desenho referido acima, pode ser observado na fotografia abaixo:

Desenho feito pelo professor que encaminha o entendimento de que a realidade, o terreno é sempre maior do que a sua representação, o mapa, e, portanto, nos cálculos de escala, se estiver envolvido no cálculo, sempre deve ser dividido; bem como se não estiver envolvido, os outros elementos devem ser multiplicados.

Como se pode ver, na fotografia acima, ao mesmo tempo em que a explicação foi feita, problemas de cálculo de escalas foram propostos.

O aspecto do quadro do restante da aula, pode ser observado, abaixo:

Aspectos dos demais problemas de cálculo de escalas propostos durante a aula.

20ª AULA: ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, os estudantes estudaram em preparação para a Avaliação sem Consulta , que ocorrerá no dia 04 do mês vindouro. Fizeram isso utili...