TURMA 61 - GEOGRAFIA
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
1ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 1 DE 2)!
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
20ª AULA: ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
19ª AULA: ATIVIDADE SOBRE CARTOGRAFIA!
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
18ª: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: SUPERFÍCIES EUCLIDIANAS E NÃO EUCLIDIANAS: GEOIDE E CARTOGRAFIA!
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
17ª: AULA: PLACAS TECTÔNICAS: SUPERCONTINENTES PRIMITIVOS!
quarta-feira, 31 de julho de 2024
16ª: AULA: PLACAS TECTÔNICAS: DINÂMICA E LIMITES!
quarta-feira, 17 de julho de 2024
15ª: PLACAS TECTÔNICAS: CONCEITO E ATIVIDADE: O CÍRCULO DE FOGO DO PACÍFICO!
Aula expositiva dialogada sobre o conceito de Placas Tectônicas, bem como, a respeito das atividades das mesmas em nosso planeta: o Círculo de Fogo do Pacífico!
Os alunos também receberam uma atividade que deveria ser feita e entregue nesta mesma aula!
A atividade foi disponibilizada no Google Sala de Aula da turma, e continua lá. A atividade pode, ainda, ser acessada, ::: AQUI :::.
quarta-feira, 10 de julho de 2024
14ª: AULA: A FORMAÇÃO DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO TERRESTRE!
Dia extremamente chuvoso e frio em Porto Alegre. Em virtude disso, pouquíssimos alunos se fizeram presentes. Por isso, o professor procurou trabalhar com os alunos em nível de retomada: o núcleo da Terra - o paradoxo do estado sólido-líquido e a formação do campo eletromagnético terrestre.
quarta-feira, 3 de julho de 2024
13ª AULA: CONCLUSÃO DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 19 de junho de 2024
12ª AULA: RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 12 de junho de 2024
11ª AULA: RETOMADA E ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO!
quarta-feira, 5 de junho de 2024
10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!
Após a última aula, dia 24 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.
O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.
Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.
Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.
Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?
quarta-feira, 24 de abril de 2024
9ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A TRANSLAÇÃO)!
![]() |
Aspecto do quadro da aula! |
quarta-feira, 17 de abril de 2024
8ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A ROTAÇÃO)!
![]() |
Aspecto do quadro da aula! |
quarta-feira, 10 de abril de 2024
7ª AULA: TAREFA SOBRE O BIG BANG!
De posse de seus Chromebooks, os alunos acessaram o Google Sala de Aula (Google Classroom), e, lá, fizeram uma leitura, bem como, responderam à uma questão básica relativa à Teoria do Big Bang.
Aconselha-se que os alunos também leiam a aula passada!
quarta-feira, 3 de abril de 2024
6ª AULA: A TEORIA DO BIG BANG!
Uma teoria é um conjunto de explicações para um determinado fenômeno. Vale-se, para isso, de observações e evidências.
![]() |
Ilustração que traz elementos da cultura religiosa, bem como, elementos correlacionados às Ciências! |
Singularidade - "Einstein descreveu o ‘Big Bang‘ como uma ‘singularidade‘…termo do jargão científico para absurdo. Essa ‘entidade’ teria volume zero, e uma densidade de energia ‘infinita’" (PINHEIRO, César. O “Grande Salto”…do “Big Bang”. Rio de Janeiro: Questões Cosmológicas, 2013. Fonte: Disponível em: <https://questoescosmologicas.com/2013/12/22/o-grande-salto-do-big-bang/>. Acesso em 03 de abr., 2024).
quarta-feira, 27 de março de 2024
5ª AULA: CONTINUAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES DAS REDAÇÕES DOS ESTUDANTES!
Nesta aula, foi dada continuidade nas apreciações às redações dos alunos.
A turma foi encaminhada à "Sala de Multimeios" para, na grane tela, aprender como construir, aluno por aluno, cada um, a sua *Jornada de Aprendizagens*.
O espaço estará disponível, em breve.
quarta-feira, 20 de março de 2024
4ª AULA: INÍCIO DAS PUBLICAÇÕES DAS REDAÇÕES!
Nesta aula, os alunos tiveram as suas redações apreciadas pelo professor, momento no qual, o professor solicitou as alterações necessárias.
Feito isso, os alunos passaram seus escritos a limpo, no "Chromebook", bem como, publicaram os mesmas nas *Jornadas de Aprendizagem* da turma.
quarta-feira, 13 de março de 2024
3ª AULA: IDEIAS-FORÇA (CONCLUSÃO) E REDAÇÃO SOBRE O TEMA!
![]() |
Aspecto dos alunos escrevendo seus textos! |
![]() |
Aspecto dos alunos elaborando suas redações! |
![]() |
Aspecto dos estudantes da turma 61 elaborando as suas produções textuais! |
quarta-feira, 6 de março de 2024
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (INTRODUÇÃO)!
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
1ª AULA: CONVERSA PARA O ESTABELECIMENTO DAS NORMATIVAS!
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
terça-feira, 19 de dezembro de 2023
37ª AULA: FORMAS DE SE ORIENTAR E OS NORTES TERRESTRES!
Aula expositiva dialogada sobre os Três Nortes Terrestres!
Para retomar e/ ou recompor, ler, abaixo:
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 22. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 22. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 23. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 23. |
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
36ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!
terça-feira, 28 de novembro de 2023
35ª AULA: ESCALA!
Na aula de hoje, através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os elementos do conceito de Escala, a saber: a questão da relação, da proporção, do terreno e do mapa.
Foi instruído a respeito do elementos de uma escala numérica, a saber: o numerador, o denominador e o sinal de razão.
Explicou-se da relação inversamente proporcional entre o denominador e a escala, bem como, a forma correta de pronunciar/ ler uma escala, ou ainda, escrever por extenso uma escala numérica.
![]() |
Aspecto do quadro da aula! |
Em seguida, foi distribuída para os alunos uma folha com exercícios a respeito do que foi visto.
![]() |
Aspecto dos alunos Luiz e Adan trabalhando na atividade! |
terça-feira, 21 de novembro de 2023
34ª AULA: AVALIAÇÃO SEM E COM CONSULTA!
![]() |
Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 1 de 3 |
![]() |
Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 2 de 3 |
![]() |
Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 3 de 3 |
terça-feira, 14 de novembro de 2023
33ª AULA: LINGUAGEM CARTOGRÁFICA (INTRODUÇÃO)!
Aula expositiva dialogada sobre hemisférios terrestres, linguagem cartográfica (rosa dos ventos (pontos colaterais e subcolaterais), conceito de Cartografia, mapa (o que é?), bem como, noções de superfícies euclidianas e não euclidianas, para entender que "um mapa é sempre uma mentira" (cf. MONMONIER, Mark. "How to lie with maps").
Para recompor o que foi visto em aula, é interessante rever o quadro da aula, bem como, o material, abaixo:
![]() |
Aspecto do quadro da aula (parte 1 de 2) |
![]() |
Aspecto do quadro da aula (parte 2 de 2) |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 19 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 20 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21 |
terça-feira, 7 de novembro de 2023
32ª AULA: RETOMADA SOBRE VIOLÊNCIA (ETIMOLOGIA, CONCEITO, TIPOLOGIA E NATUREZA)!
terça-feira, 31 de outubro de 2023
31ª REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA!
![]() |
Aspecto do quadro da aula. |
terça-feira, 17 de outubro de 2023
30ª AULA: OS MARES!
Aula expositiva dialogada sobre os mares!
Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões que seguem:
![]() |
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 138. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023. |
1) O que é abrasão?
2) O que são falésias? No Brasil, onde elas se encontram?
3) O que são restingas?
4) O que são lagoas costeiras? No Brasil, quais podem ser citadas?
terça-feira, 10 de outubro de 2023
29ª AULA: OS RIOS!
Aula expositiva dialogada sobre os rios.
Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões e croqui que seguem:
![]() |
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 137. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023. |
![]() |
Fonte: O Autor. |
Obs.: as 25ª, 26ª, 27ª e 28ª foram usadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens, Portfólios dos alunos.
terça-feira, 12 de setembro de 2023
24ª AULA: RECOMPOSIÇÕES E CONCLUSÃO DE ATIVIDADES FALTANTES!
Alunos recompram conhecimentos com base na orientação individual do professor, bem como, em leituras de textos de didáticos (em meio digital e analógico).
Nesta aula, tiveram tempo e espaço para:
- elaborar/ concluir a autoavaliação
- concluir tarefas atrasadas
- os que concluíram as tarefas acima, realizaram tarefas mandadas em privado (Chat/ GMail)
terça-feira, 5 de setembro de 2023
23ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!
Acessar o nosso Livro Didático ( https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764 ), ler o conteúdo das páginas 119 em diante (obs.: pág. 153 do ".pdf"), e, com base nesta leitura, responder:
1) As características de um solo dependem de quê?
2) O que é um solo fértil?
3) Dê exemplos de solos férteis, bem como, onde eles estão.
4) O que é um solo não fértil? Dê exemplos.
Feito isso, cada aluno elaborou a sua autoavaliação, nos seguintes moldes:
AUTOAVALIAÇÃO:
Hoje vamos trabalhar, também, em nossa autoavaliação. Ela é importante para que o professor possa dimensionar os próximos passos.
Assim, respondam:
1) Como eu avalio a mim mesmo ao longo do Ano Letivo, até agora? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!
2) Como eu avalio a matéria/ conteúdo? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!
3) Como eu avalio o professor/ as aulas? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!
⚠️::: A AUTOAVALIAÇÃO FOI ENVIADA EM PRIVADO, PARA O E-MAIL DO PROF. !!! :::⚠️
Obs.: alguns alunos, que concluíram as duas atividades acima, receberam, em privado, via Chat, uma terceira tarefa, que encaminhava o estudo das "Formas de Relevo"!
terça-feira, 29 de agosto de 2023
22ª AULA: PROBLEMAS DOS SOLOS!
![]() |
Aspecto do quadro da aula. |
terça-feira, 22 de agosto de 2023
21ª AULA: CONCLUSÃO DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO E SOLOS FÉRTEIS E POBRES!
1) As características de um solo dependem de quê?
2) O que é um solo fértil?
3) Dê exemplos de solos férteis, bem como, onde eles estão.
4) O que é um solo não fértil? Dê exemplos.
- Assistir ao vídeo abaixo e responder:
1) O que é solo?
2) Quais são os principais tipos de solo?
3) Quantas e quais camadas tem o solo?
4) Como o solo é formado?
terça-feira, 15 de agosto de 2023
terça-feira, 8 de agosto de 2023
terça-feira, 1 de agosto de 2023
18ª AULA: PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
terça-feira, 18 de julho de 2023
17ª AULA: PERFIL DO SOLO, SEUS HORIZONTES, E, "ORQUESTRA DE BRINQUEDOS"!
![]() |
Aspecto do flyer que convidava para o espetáculo "Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão". |
![]() |
Aspecto do palco do "Caminhão Brincalhão", da Orquestra de Brinquedos, no momento em que a Vice-Diretora Diretora da E.M.E.F. Porto Novo, Daniele Ertel foi chamada para uma interação. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 118. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018. |
terça-feira, 11 de julho de 2023
16ª AULA: OS SOLOS E SEU PERFIL!
![]() |
Aspecto do quadro de giz, escrito e desenhado à medida em que o professor explicava o conteúdo. |
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!
Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior , o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força . Feito...
-
Prezados, eis que se inicia o nosso Ano Letivo , o nosso Semestre !!! Fiquem ligados que, em breve, teremos, também por aqui, materiais par...
-
INSTRUÇÃO : ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E, APÓS ISSO, RESPONDA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO ASSISTIDO À VÍDEO AULA ACIAM, RESPONDA: 1) Dê...
-
O professor fez a retomada da aula anterior , e, em seguida passou no quadro magnético uma espécie de desenho que pretendia ser um infográfi...