terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!

Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior, o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força.

Feito isso, o professor solicitou aos estudantes, que estes respondessem, mais uma vez, à pergunta: "por que você estuda?". Porém, desta vez, tendo por base o conteúdo estudado.

O conteúdo pode ser retomado, ainda, ::: AQUI :::!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

1ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 1 DE 2)!

Início do ano letivo de 2025!
Como de costume, o professor, através de aula expositiva e dialogada, introduziu a noção de Ideias-Força com os estudantes...
O objetivo foi o de instruir a repeito da vida estudantil dos jovens, bem como, (re)contruir entendimentos mais profundos do que o senso comum a respeito dos porquês de se estudar hoje em dia.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

20ª AULA: ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, os estudantes estudaram em preparação para a Avaliação sem Consulta, que ocorrerá no dia 04 do mês vindouro.

Fizeram isso utilizando seus cadernos, o livro didático, bem como, os Chromebooks - para poder acessar os cyberspaces onde estão armazenados materiais pertinentes ao conteúdo que será cobrado na prova.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

19ª AULA: ATIVIDADE SOBRE CARTOGRAFIA!

Nesta aula os estudantes resolveram uma atividade, que foi recolhida, a respeito de Cartografia e Alfabetização Cartográfica

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

18ª: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: SUPERFÍCIES EUCLIDIANAS E NÃO EUCLIDIANAS: GEOIDE E CARTOGRAFIA!

Através de aula expositiva, o professor explicou o conceito de Cartografia, fez uma fala no sentido de que esta é uma das ciências que emerge como possibilidade de profissão futura.

Explicou o que é, na verdade, o geoide, bem como, a respeito da dificuldade em se transferir (mapear) esse tipo de superfícei (não-euclidiana ((Euclides (± 300 a.C.)))) para uma superfície euclidiana. Por outras palavras, o professor explicou a respeito da dificuldade e imrecisão em se transferir uma topologia de cela para uma topologia plana.

Foi introduzudo o axioma do professor, matemático e escritor grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria", Euclides, a saber: "a menor distância ente dois pontos é uma linha reta, numa superfície plana". Assim, na superfície da Terra, que não é plana, a menor distância entre dois pontos pode não ser uma linha reta, mas, sim, uma linha curva.

Esta foi apenas uma aula introdutória à Alfabetização Cartográficas. Inúmeras aulas que buscam a finalidade de alfabetizar o aluno cartografivamente estão planejadas!  

quarta-feira, 31 de julho de 2024

quarta-feira, 17 de julho de 2024

15ª: PLACAS TECTÔNICAS: CONCEITO E ATIVIDADE: O CÍRCULO DE FOGO DO PACÍFICO!

Aula expositiva dialogada sobre o conceito de Placas Tectônicas, bem como, a respeito das atividades das mesmas em nosso planeta: o Círculo de Fogo do Pacífico!

Os alunos também receberam uma atividade que deveria ser feita e entregue nesta mesma aula!

A atividade foi disponibilizada no Google Sala de Aula da turma, e continua lá. A atividade pode, ainda, ser acessada, ::: AQUI :::.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

14ª: AULA: A FORMAÇÃO DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO TERRESTRE!

Dia extremamente chuvoso e frio em Porto Alegre. Em virtude disso, pouquíssimos alunos se fizeram presentes. Por isso, o professor procurou trabalhar com os alunos em nível de retomada: o núcleo da Terra - o paradoxo do estado sólido-líquido e a formação do campo eletromagnético terrestre.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

13ª AULA: CONCLUSÃO DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula concluiu-se a correção da avaliação sem consulta. Na ocasão, bem como na aula anterior, foi feita a retirada de dúvidas e os aprofundamentos necessários.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

11ª AULA: RETOMADA E ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO!

Nesta aula, o professor fez uma brevíssima retomada de tudo o que foi estudado até aqui.

Em seguida, o professor explicou os movimentos de Nutação e Precessão dos Equinócios, que a Terra executa.

Seguindo com o conteúdo, o professor entregou um texto sobre a Estrutura Interna da Terra (clique :::AQUI::: para ver).

Os momentos subsequentes foram utilizados pelos estudantes para a sua organização e estudo em preparação para a prova.

Aspecto do quadro da aula.
 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!

Após a última aula, dia 24 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.

O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.

Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.

Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.

Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?


Bombeiros atuam no resgate de moradores que deixam suas casas, na avenida Borges de Medeiros, em Porto AlegreFoto: Donaldo Hadlich/Código 19/Folhapress
Fonte: Disponível em: <https://www.otempo.com.br/brasil/2024/5/8/qual-e-a-relacao-das-mudancas-climaticas-com-o-desastre-no-rio-g>. Acesso em 03 de jun., 2024.

Ainda que bastante pontual e pequeno, há um Link entre a catástrofe climática do RS e o texto e a vida de Keller.

Em outras palavras, esperava-se que o aluno, alcançasse alguns entendimentos, fazendo conexões, tais como: as dificuldades impostas pela hecatombe trouxeram muito sofrimento às pesoas. Sim. Isso é fato. Entretanto, temos total capacidade de nos recuperarmos. Keller nos ajuda a ver isso; ajuda a que olhemos melhor a Natureza, com muito mais atenção, bem como, a que nos descubramos muito felizes por termos os nossos sentidos intactos. Tudo isso, nos dá o estímulo e a propriedade de nos recuperarmos.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

9ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A TRANSLAÇÃO)!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os seguintes elementos a respeito da Translação terrestre:

➵ O conceito
➵ A duração
➵ O sentido
➵ A velocidade
➵ O que causa

Abaixo, podem ser observados aspectos do quadro da aula...:

Aspecto do quadro da aula!


Para ir além, assistir o vídeo abaixo:



quarta-feira, 17 de abril de 2024

8ª AULA: NOSSO PLANETA, A TERRA: OS MOVIMENTOS DA TERRA (A ROTAÇÃO)!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os seguintes elementos a respeito da Rotação terrestre:

➵ O conceito
➵ A duração
➵ O sentido
➵ A velocidade
➵ O que causa

Os estudantes usaram seus cadernos para fazerem as anotações. Porém, dos elementos acima, os detalhes mais importantes, foram anotados em uma folha de papel, tamanho A4, que continha infográficos do planeta Terra.

A folha acima descrita, vai ser usada como uma "minienciclopédia" para o verbete "Rotação".

Abaixo, podem ser observados aspectos do quadro da aula...:

Aspecto do quadro da aula!

quarta-feira, 10 de abril de 2024

7ª AULA: TAREFA SOBRE O BIG BANG!

De posse de seus Chromebooks, os alunos acessaram o Google Sala de Aula (Google Classroom), e, lá, fizeram uma leitura, bem como, responderam à uma questão básica relativa à Teoria do Big Bang.

Aconselha-se que os alunos também leiam a aula passada!

quarta-feira, 3 de abril de 2024

6ª AULA: A TEORIA DO BIG BANG!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou o que é uma teoria, quando está a se falar de Ciências, colocando, também, no quadro, um breve conceito que consistia no seguinte:
Uma teoria é um conjunto de explicações para um determinado fenômeno. Vale-se, para isso, de observações e evidências.
O professor explicou o que são os elementos observação e evidências, presentes na conceituação acima.

Em seguida, também em nível de aula expositiva dialogada, foram descritas as possíveis explicações para, respectivamente, a criação do Universo e a evolução do Universo, nomeadamente, as teorias religiosas e as teorias científicas.

Fez-se isso para que os alunos entendessem que, rigorosamente falando, nenhuma delas é superior à outra. Em outras palavras, as explicações religiosas não são superiores às explicações científicas, bem como, as segundas, não são, por sua vez mais importantes que as primeiras.

Ilustração que traz elementos da cultura religiosa, bem como, elementos correlacionados às Ciências!


 Outro objetivo em se trazer a questão da Cultura Religiosa e da Ciência é o de possibilitar que os alunos entendam que existe, há séculos, um diálogo extremamente saudável entre e Ciência, sendo que eles, os estudantes, uma vez sabendo disso, não deveriam aderir a discursos negacionistas ou céticos, de modo irresponsável.

Para se retomar/ recompor este tema, é interessante ler: "Não deve haver balbúrdia na relação entre ciência e fé: Livro de artigos recém-lançado e prêmio ao físico Marcelo Gleiser mostram que essa convivência é possível e essencial", ::: AQUI :::!

Feito isso, o professor passou a instruir acerca da Teoria do Big Bang.

Explicou-se que a melhor tradução para o termo Big Bang seria "'Grande' 'Bum!'" (sendo "Bum!" uma interjeição!), ou, o que a maioria dos livros didáticos traz: Grande Explosão!

Em seguida, os professor narrou a Teoria do Big Bang, explicando seu ponto central: o de que toda a matéria do Universo estava reunida em um ponto extremamente minúsculo e denso (o Átomo Primordial, ou Ovo Cósmico), que cabia com folga na ponta de uma agulha, e, não se sabe o porquê e nem o como (Singularidade (ver mais sobre, abaixo)), explodiu, gerando o tempo e o espaço.

Interpretação artística do Big Bang, com representações do universo primitivo e sua expansão.
(WIESSINGER, Scott. Big Bang Animation. Califórnia: NASA, 2017. Fonte: Disponível em: <https://svs.gsfc.nasa.gov/12656/>. Acesso em 03 de abr., 2024)


Para a próxima aula, ficaram as explicações a respeito das evidências que corroboraram a Teoria do Big Bang, a saber: o Efeito Doppler (ou Fuga para o Vermelho) e a Radiação de Fundo.

Para ir além, ler Teoria do Big Bang, no Site do presente autor, ::: AQUI :::!

Esta ilustração resume a história de quase 14 bilhões de anos do nosso universo. Mostra os principais acontecimentos que ocorreram entre a fase inicial do cosmos - onde as suas propriedades eram quase uniformes e pontuadas apenas por pequenas flutuações - até à rica variedade de estruturas cósmicas que observamos hoje, desde estrelas e planetas até galáxias e aglomerados de galáxias. A missão Planck fez o mapa mais preciso de todos os tempos, da luz mais antiga do nosso Universo, a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, que remonta a menos de 400.000 anos após o Big Bang. Os padrões de luz neste mapa refletem não apenas eventos que aconteceram momentos após o Big Bang, mas também a longa viagem da luz desde o universo distante até à Terra. Ao estudar estes padrões, os cientistas podem aprender sobre as origens, o destino e os ingredientes do nosso universo. (The Story of Our Universe. Califórnia: NASA (Jet Propultion Laboratory (California Institute of Tchnology, 2014)). Fonte: Disponível em: <https://www.jpl.nasa.gov/infographics/the-story-of-our-universe>. Acesso em 03 de abr., 2024)


Singularidade - "Einstein descreveu o ‘Big Bang‘ como uma ‘singularidade‘…termo do jargão científico para absurdo. Essa ‘entidade’ teria volume zero, e uma densidade de energia ‘infinita’" (PINHEIRO, César. O “Grande Salto”…do “Big Bang”. Rio de Janeiro: Questões Cosmológicas, 2013. Fonte: Disponível em: <https://questoescosmologicas.com/2013/12/22/o-grande-salto-do-big-bang/>. Acesso em 03 de abr., 2024).

quarta-feira, 27 de março de 2024

5ª AULA: CONTINUAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES DAS REDAÇÕES DOS ESTUDANTES!

Nesta aula, foi dada continuidade nas apreciações às redações dos alunos.

A turma foi encaminhada à "Sala de Multimeios" para, na grane tela, aprender como construir, aluno por aluno, cada um, a sua *Jornada de Aprendizagens*.

O espaço estará disponível, em breve.

quarta-feira, 20 de março de 2024

4ª AULA: INÍCIO DAS PUBLICAÇÕES DAS REDAÇÕES!

Nesta aula, os alunos tiveram as suas redações apreciadas pelo professor, momento no qual, o professor solicitou as alterações necessárias.

Feito isso, os alunos passaram seus escritos a limpo, no "Chromebook", bem como, publicaram os mesmas nas *Jornadas de Aprendizagem* da turma.

quarta-feira, 13 de março de 2024

3ª AULA: IDEIAS-FORÇA (CONCLUSÃO) E REDAÇÃO SOBRE O TEMA!

Através de aula expositiva dialogada, o professor concluiu a explicação a respeito das Ideias-Força.

Em seguida, os alunos foram orientados a elaborarem uma redação sobre a temática das reflexões profundas trazidas pelas Ideias-Força.

Aspecto dos alunos escrevendo seus textos!

Aspecto dos alunos elaborando suas redações!

Aspecto dos estudantes da turma 61 elaborando
as suas produções textuais!

quarta-feira, 6 de março de 2024

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (INTRODUÇÃO)!

Através de técnica de tempestade de ideias, pontuando, no quadro todas as respostas dos estudantes para a pergunta "por que vocês estuda?", o professor instigou os alunos a pensarem mais sobre o assunto.

Feito isso, passou a explicar as *Ideias-Força*, noções e/ ou reflexões filosóficas profundas acerca do ato de estudar.

Para retomar, recompor e/ ou ir além, conferir a publicação, de 21 de mar., 2023, do presente Blog::: AQUI :::!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

37ª AULA: FORMAS DE SE ORIENTAR E OS NORTES TERRESTRES!

 Aula expositiva dialogada sobre os Três Nortes Terrestres!

Para retomar e/ ou recompor, ler, abaixo:

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 22.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 22.


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 23.


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 23.


terça-feira, 12 de dezembro de 2023

36ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!

Aula na qual, de posse de seus Chromebooks, os alunos elaboraram a sua autoavaliação trimestral, e, por conseguinte, a sua avaliação anual. Nela, os alunos puderam avaliar-se a si mesmos, bem como, conteúdo e professor!

terça-feira, 28 de novembro de 2023

35ª AULA: ESCALA!

Na aula de hoje, através de aula expositiva dialogada, o professor explicou os elementos do conceito de Escala, a saber: a questão da relação, da proporção, do terreno e do mapa.

Foi instruído a respeito do elementos de uma escala numérica, a saber: o numerador, o denominador e o sinal de razão.

Explicou-se da relação inversamente proporcional entre o denominador e a escala, bem como, a forma correta de pronunciar/ ler uma escala, ou ainda, escrever por extenso uma escala numérica.

Aspecto do quadro da aula!


Em seguida, foi distribuída para os alunos uma folha com exercícios a respeito do que foi visto.


Aspecto dos alunos Luiz e Adan trabalhando na atividade!

terça-feira, 21 de novembro de 2023

34ª AULA: AVALIAÇÃO SEM E COM CONSULTA!

Nesta aula, visando a retomada mais engajada dos estudantes em relação à aula anterior, o professor aplicou uma avaliação que consistiu, num primeiro momento, na resolução de questões (sete ("7")) sem consulta (1º período). Já no 2º período, os alunos puderam consultar os seus cadernos; os alunos que haviam faltado, tiveram acesso ao livro didático.

Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 1 de 3


Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 2 de 3


Aspecto dos estudantes respondendo à avaliação 3 de 3


terça-feira, 14 de novembro de 2023

33ª AULA: LINGUAGEM CARTOGRÁFICA (INTRODUÇÃO)!

Aula expositiva dialogada sobre hemisférios terrestres, linguagem cartográfica (rosa dos ventos (pontos colaterais e subcolaterais), conceito de Cartografia, mapa (o que é?), bem como, noções de superfícies euclidianas e não euclidianas, para entender que "um mapa é sempre uma mentira" (cf. MONMONIER, Mark. "How to lie with maps").

Para recompor o que foi visto em aula, é interessante rever o quadro da aula, bem como, o material, abaixo: 


Aspecto do quadro da aula (parte 1 de 2)



Aspecto do quadro da aula (parte 2 de 2)


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16



VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17



VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17





VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 19




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 20




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21






terça-feira, 7 de novembro de 2023

terça-feira, 31 de outubro de 2023

31ª REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA!

Por conta da violência no entorno da escola, à qual está se manifestando em tiroteios e execuções imediatamente ao lado dos muros da instituição, a Direção solicitou que fosse dado o devido acolhimento aos estudantes, bem como, fossem trabalhadas as questões relacionadas à violência.

Assim, procedeu-se a aula expositiva dialogada sobre o conceito de violência.

O quadro da aula ficou assim:

Aspecto do quadro da aula.


terça-feira, 17 de outubro de 2023

30ª AULA: OS MARES!

 Aula expositiva dialogada sobre os mares!

Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões que seguem:


Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 138. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023.



1) O que é abrasão? 


2) O que são falésias? No Brasil, onde elas se encontram?

3) O que são restingas?

4) O que são lagoas costeiras? No Brasil, quais podem ser citadas?

terça-feira, 10 de outubro de 2023

29ª AULA: OS RIOS!

 Aula expositiva dialogada sobre os rios.

Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões e croqui que seguem:

Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 137. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023.


Fonte: O Autor.



Fonte: Modificado de VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 137. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023. 


Obs.: as 25ª, 26ª, 27ª e 28ª foram usadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens, Portfólios dos alunos.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

24ª AULA: RECOMPOSIÇÕES E CONCLUSÃO DE ATIVIDADES FALTANTES!

Alunos recompram conhecimentos com base na orientação individual do professor, bem como, em leituras de textos de didáticos (em meio digital e analógico). 

Nesta aula, tiveram tempo e espaço para:

- elaborar/ concluir a autoavaliação

- concluir tarefas atrasadas

- os que concluíram as tarefas acima, realizaram tarefas mandadas em privado (Chat/ GMail)

terça-feira, 5 de setembro de 2023

23ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!

Nesta aula os estudantes concluíram a atividade solicitada na aula anterior, a saber:

Acessar o nosso Livro Didático ( https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764 ), ler o conteúdo das páginas 119 em diante (obs.: pág. 153 do ".pdf"), e, com base nesta leitura, responder:

1)
As características de um solo dependem de quê?

2)
O que é um solo fértil?

3)
Dê exemplos de solos férteis, bem como, onde eles estão.

4)
O que é um solo não fértil? Dê exemplos.

Feito isso, cada aluno elaborou a sua autoavaliação, nos seguintes moldes:

AUTOAVALIAÇÃO:

Hoje vamos trabalhar, também, em nossa
autoavaliação. Ela é importante para que o professor possa dimensionar os próximos passos.

Assim, respondam:


1)
Como eu avalio a mim mesmo ao longo do Ano Letivo, até agora? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!

2) Como eu avalio a matéria/ conteúdo? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!

3) Como eu avalio o professor/ as aulas? <- A OPINIÃO DO ALUNO!!!

⚠️::: A AUTOAVALIAÇÃO FOI ENVIADA EM PRIVADO, PARA O E-MAIL DO PROF. !!! :::⚠️

Obs.:
alguns alunos, que concluíram as duas atividades acima, receberam, em privado, via Chat, uma terceira tarefa, que encaminhava o estudo das "Formas de Relevo"! 

terça-feira, 29 de agosto de 2023

22ª AULA: PROBLEMAS DOS SOLOS!

O professor retomou a aula anterior, e, em seguida, passou a instigar os alunos a responderem o que seria um "solo pobre".

À medida em que ia aproveitando as contribuições dos alunos, o professor ia colocando no quadro os entendimentos necessários.

Aspecto do quadro da aula.


Para concluir a aula, o professor solicitou a tarefa de identificar, no livro didático, outros problemas dos solos e escrevê-los e seus cadernos.

Para recompor o que foi estudado nesta aula, é interessante ler o material abaixo:

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 120.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 121.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 121.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

21ª AULA: CONCLUSÃO DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO E SOLOS FÉRTEIS E POBRES!

Nesta aula, alguns alunos concluíram a correção da avaliação sem consulta feita em 08 de ago.. Os alunos que já haviam concluído a tarefa, trabalharam nas seguintes duas outras tarefas:

- Acessar o nosso Livro Didático ( https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764 ), ler o conteúdo das páginas 119 em diante (obs.: pág. 153 do ".pdf"), e, com base nesta leitura, responder:

1)
As características de um solo dependem de quê?

2)
O que é um solo fértil?

3)
Dê exemplos de solos férteis, bem como, onde eles estão.

4)
O que é um solo não fértil? Dê exemplos.

- Assistir ao vídeo abaixo e responder:

1)
O que é solo?

2)
Quais são os principais tipos de solo?

3)
Quantas e quais camadas tem o solo?

4)
Como o solo é formado? 



terça-feira, 1 de agosto de 2023

18ª AULA: PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, de posse de seus Chromebooks, os alunos organizaram-se, bem como, estudaram para a avaliação sem consulta que irá ocorrer no próximo encontro.

terça-feira, 18 de julho de 2023

17ª AULA: PERFIL DO SOLO, SEUS HORIZONTES, E, "ORQUESTRA DE BRINQUEDOS"!

Nesta aula (8º e 9º períodos (das 14h50min. às 17h)), os alunos responderam à atividade presente no livro didático da turma; foi dia de atividade reduzida porque os alunos foram, à partir das 15h30min. à apresentação da Orquestra de Brinquedos.

Aspecto do flyer que convidava para o espetáculo "Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão".

Aspecto do palco do "Caminhão Brincalhão", da Orquestra de Brinquedos, no momento em que a Vice-Diretora Diretora da E.M.E.F. Porto Novo, Daniele Ertel foi chamada para uma interação.


Aspecto de um dos números musicais apresentados pela Orquestra de Brinquedos, no momento de sua chegada.


Para recompor o que foi estudado em sala de aula de, hoje, aconselha-se a leitura, de:


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 118.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018.



VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018.

terça-feira, 11 de julho de 2023

16ª AULA: OS SOLOS E SEU PERFIL!

O professor retomou a aula passada, e, de imediato, seguiu com aula expositiva dialogada sobre os Solos.

Aspecto do quadro de giz, escrito e desenhado à medida em que o professor explicava o conteúdo.

Para que os estudantes possam recompor o que foi visto nesta aula, aconselha-se a leitura do material, retirado de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 117", abaixo:

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 117.


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 117.

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!

Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior , o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força . Feito...