terça-feira, 14 de novembro de 2023

33ª AULA: LINGUAGEM CARTOGRÁFICA (INTRODUÇÃO)!

Aula expositiva dialogada sobre hemisférios terrestres, linguagem cartográfica (rosa dos ventos (pontos colaterais e subcolaterais), conceito de Cartografia, mapa (o que é?), bem como, noções de superfícies euclidianas e não euclidianas, para entender que "um mapa é sempre uma mentira" (cf. MONMONIER, Mark. "How to lie with maps").

Para recompor o que foi visto em aula, é interessante rever o quadro da aula, bem como, o material, abaixo: 


Aspecto do quadro da aula (parte 1 de 2)



Aspecto do quadro da aula (parte 2 de 2)


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16



VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17



VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 17





VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 18




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 19




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 20




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 16




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21




VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 21






Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!

Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior , o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força . Feito...