![]() |
Aspecto do quadro da aula. |
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 31 de outubro de 2023
31ª REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA!
terça-feira, 17 de outubro de 2023
30ª AULA: OS MARES!
Aula expositiva dialogada sobre os mares!
Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões que seguem:
![]() |
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 138. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023. |
1) O que é abrasão?
2) O que são falésias? No Brasil, onde elas se encontram?
3) O que são restingas?
4) O que são lagoas costeiras? No Brasil, quais podem ser citadas?
terça-feira, 10 de outubro de 2023
29ª AULA: OS RIOS!
Aula expositiva dialogada sobre os rios.
Para recompor a aula, aconselha-se a leitura do material abaixo, bem como, a reconsideração das questões e croqui que seguem:
![]() |
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 137. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597764>. Acesso 08 de set 2023. |
![]() |
Fonte: O Autor. |
Obs.: as 25ª, 26ª, 27ª e 28ª foram usadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens, Portfólios dos alunos.
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!
Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior , o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força . Feito...
-
Prezados, eis que se inicia o nosso Ano Letivo , o nosso Semestre !!! Fiquem ligados que, em breve, teremos, também por aqui, materiais par...
-
INSTRUÇÃO : ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E, APÓS ISSO, RESPONDA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO ASSISTIDO À VÍDEO AULA ACIAM, RESPONDA: 1) Dê...
-
O professor fez a retomada da aula anterior , e, em seguida passou no quadro magnético uma espécie de desenho que pretendia ser um infográfi...