sexta-feira, 18 de novembro de 2022

CÁLCULO DE ESCALAS!

Aula expositiva dialogada sobre o Cálculo de Escalas.

O professor, desde um desenho, no quadro magnético, procurou fazer com que os alunos entendessem e desenvolvessem o pensamento de, por assim dizer, "trazer a representação (mapa (centímetro (cm))) de volta à realidade (terreno (quilômetro (km)))", processo que nada mais é do que uma multiplicação, bem como, o processo inverso, qual seja, o de "trazer a realidade (terreno (quilômetro (km))) ao papel, à representação (mapa (centímetro (cm))), processo que nada mais é do que uma divisão.

O aspecto do desenho referido acima, pode ser observado na fotografia abaixo:

Desenho feito pelo professor que encaminha o entendimento de que a realidade, o terreno é sempre maior do que a sua representação, o mapa, e, portanto, nos cálculos de escala, se estiver envolvido no cálculo, sempre deve ser dividido; bem como se não estiver envolvido, os outros elementos devem ser multiplicados.

Como se pode ver, na fotografia acima, ao mesmo tempo em que a explicação foi feita, problemas de cálculo de escalas foram propostos.

O aspecto do quadro do restante da aula, pode ser observado, abaixo:

Aspectos dos demais problemas de cálculo de escalas propostos durante a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!

Nesta aula, após fazer a retomada daquilo que foi visto na aula anterior , o professor concluiu a explicação das quatro Ideias-Força . Feito...